Verbetes relacionados:
Berkeley
Demócrito
Empirismo
Epicurismo
Estoicismo
Filosofia, quadro de oposições fundamentais
Filosofia, roteiro de estudo
Henri Bergson
Idealismo
Materialismo
Materialismo dialético
Miranda, filosofia da ciência
Nietzsche
Santayana
Ser


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Materialismo


vb. criado em 07/06/2013, 21h51m.

Ontologia, Metafísica, filosofia. ^ é toda concepção filosófica que aponta a matéria como substância primeira e última de qualquer ser, coisa ou fenômeno do universo. A única realidade é a matéria em movimento [1]. Ou, simplesmente, designa toda doutrina que atribua causalidade apenas à matéria, afirmando que ela é a única causa dos fenômenos [4] (inclusive os do pensamento, que é só uma qualidade da matéria [5]). O Epicurismo foi o 1º sistema materialista [5].

Notar que Berkeley deu ao termo ^ um significado muito pessoal: qualquer teoria que admita a existência da matéria, contradizendo o seu Imaterialismo [4].


Contrapõe-se ao Idealismo, para quem o elemento primordial é a idéia, o pensamento ou o espírito [1]. Quatro tendências: o Epifenomenismo (os processos mentais prescindem de relevância causal e só os processos físicos dão causa a outros), a teoria da identidade (os processos mentais não passam de processos físicos), o [Pampsiquismo] (toda matéria tem um ímpeto interior que adquire qualidade anímica ou consciente) e o materialismo ou Fisicalismo radical (só a matéria existe, é tudo aquilo que a física afirma que existe). Demócrito, Tales, Spinoza, Descartes, Epicuro, Locke [1] (v. [Materialismo, Macrovb.]).

Epistemologia. Para Durant parece que há basicamente dois métodos filosóficos: um que parte do eu para fora (o pensamento começa consigo mesmo e passa a conceber todas as coisas como formas e criaturas da mente; corresponde, acho, ao Idealismo), outro que parte do objeto (o pensamento começa com o seu objeto e tenta levar sua realidade mística para o círculo de fenômenos materiais e lei mecânica; acho que corresponde ao Materialismo) [2].

Comentários:

“Qué es un filósofo materialista? Marx surge en la historia de la filosofía para expresar al proletariado. Y ¿qué hace el proletario? Trabaja con la materia. Entonces, una filosofía que viene a expresar a una determinada clase social que trabaja con la materia se llama “materialismo” y parte de la materia. Lo que va a decir Marx es que es la materia la que condiciona al sujeto y que las ideas son reflejos de la realidad concreta, es decir, que está primero la realidad concreta, que para Marx es la historia, la que le va a dar forma al sujeto” [3].

Feinmann ensina, também, que Nietzsche, embora num sentido diferente do de Marx, é também um filósofo materialista.



Notas e adendos:

[1] G99e.

[2] D1996h 330.

[3] Feinmann.

[4] A2007d.

[5] D1996d.