Verbetes relacionados:
Amor fati
Ataraxia
Epicurismo
Eudemonismo
Faria, filosofia da religião
Felicidade
Filosofia, roteiro de estudo
Filosofia, um breve resumo da história
Hedonismo
História da filosofia, etapas da filosofia grega
Imanência
Kjshdfkljhsd
Semiótica
Sêneca
Trigo, Pensamento filosófico
Virtude
Zenão
Zenão de Eléia


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Estoicismo


vb. criado em 05/06/2013, 21h22m.
Bio: Zenão (mais conhecido como Zenão de Cítio, 333-263 a.C.). Não confundir com Zenão de Eléia, pré-socrático famoso pelos paradoxos. Materialismo, Monismo, Panteísmo. Stoà poikilé, pórtico onde Zenão se reunia com seus discípulos [1].

Metafísica. Teologia. O universo é uma estrutura racionalmente organizada, uma razão universal (Logos) governa tudo. A natureza cósmica e Deus são sinônimos, e são agentes racionais, como o homem. O [Fogo] é o Arké [1].

Ética, Sentido da vida. Os homens se dividem entre os sábios, que são indiferentes a tudo exceto a sabedoria, e os tolos [4]. O homem pode alcançar a sabedoria se harmonizar sua racionalidade com a Natureza. O verdadeiro bem pode apenas consistir em virtude. Viver de acordo com a razão, indiferente a desejos e liberto das quatro paixões (o prazer, a aversão, o desejo e o medo [5]). O ser humano atinge a plenitude e a Felicidade quando abandona todas as paixões terrenas, contrariedades, aborrecimentos e desassossegos. A única forma de viver sem essas contrariedades é viver em Ataraxia ou apatia, ou seja, abandonado ao destino, impassivelmente, nada receando e nada esperando. Alegrias e infortúnios devem ser igualmente aceitos, porque seguem o ritmo natural do universo. O fundamental para a Felicidade é a Virtude, que consiste na compreensão moral do valor das coisas [5].

O objetivo da vida é viver de acordo com a natureza. Ética hedonista /v. Hedonismo/ e agnóstica [2].

Felicidade: diverge do Epicurismo por entender que a virtude, e não o prazer, constitui o bem supremo; e o princípio-chave do universo é a lei racional da natureza, e não e o movimento aleatório dos átomos.

O cosmos é governado por leis naturais, que o homem é impotente para mudar. Deve desfrutar dos benefícios e aceitar a crueldade e injustiça inerentes. O homem tem Livre-arbítrio. Pode escolher tornar-se indiferente à dor e ao prazer [2].

Não está claro se o ^ é fatalista /v. Fatalismo/. Alguns autores do ^ dizem que o propósito divino será cumprido independentemente das intenções humanas. Outros enfatizam o aprendizado e a libertação das paixões, indicando que alguns eventos são delegados a agentes individuais [3].

Seguidores: Panécio de Rodes, Posidônio de Apaméia, Musônio Rufo, Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio, Cleantes e Crisipo, Cícero, Epicteto [1]. Escola muito popular no Império Romano (Sêneca; também as “Meditações†de Marco Aurélio tratam dela). Influenciada pelo (ou baseada no) Cinismo [2].


Notas e adendos:

[1] f. pr.: G99e.

[2] B2011f.

[3] A2014m.

[4] S1999s.

[5] T2013p.