Verbetes relacionados:
A passagem do mito ao logos
Alma
Brandão, Teatro Grego
Cérebro
Consciência
Escola jônia
Espírito
Estoicismo
Heráclito
Logos
Mente
N991l Dantés Nascimento, Lógica aplicada à advocacia
Racionalismo
Trigo, Pensamento filosófico


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Logos


vb. criado em 16/05/2013, 08h25m.
index do verbete

lpd

Logos: princípio divino. Manifesta-se em dois pólos, o espírito, princípio masculino, “[Pai] do mundo”, e matéria, a “[Mãe] do mundo”, princípio feminino. Os quatro estados da matéria relacionam-se com os quatro [Elementos] da natureza (respectivamente, [Terra], [Água], [Ar] e [Fogo]) e são símbolos de distintas faixas de manifestação do Logos.

f.: Pellegrini, L. (1995). Dicionário de Símbolos Esotéricos. São Paulo: Editora Três.

Jung

O princípio da lógica e estrutura, tradicionalmente associado com o espírito, o pai do mundo e a imagem-Deus. Nos primeiros escritos de Jung ele equacionou a consciência masculina com o conceito de Logos e a consciência feminina de Eros. Por Logos ele queria dizer discriminação, julgamento, insight, e por Eros, a capacidade de relacionar. Ele dizia que estas eram idéias intuitivas que não podiam ser definidas exaustivamente, o que sob o ponto de vista científico era lamentável, mas que empiricamente tinha o seu valor, uma vez que os dois conceitos marcam um campo da experiência que é igualmente difícil de delinear. Mais tarde nos estudos sobre alquimia, Jung descreveu Logos e Eros com o psicologicamente equivalente à consciência solar e lunar. Ver também [Animus] e [Eros].

f.: [Dicionário de termos junguianos]

Dantés

Do termo grego Logos, que se traduz por “razão”, se origina a primeira definição de Lógica, isto é, ciência do raciocínio ou arte do raciocínio, ou, ainda, arte e ciência do pensamento. (p. 13)

f.: N991l Dantés Nascimento, Lógica aplicada à advocacia.

Da Barsa

A nova concepção de mundo dos milésios denominou-se Logos, palavra grega que significa razão, palavra ou discurso. As características do logos, que o contrapõem ao pensamento mítico, são a imanência (oposta à transcendência), o naturalismo e o abandono do antropomorfismo. Esboçou-se assim a primeira tentativa de explicar racionalmente o universo, sem recorrer a entidades sobrenaturais. Buscavam um princípio unificador imutável, ao qual chamaram arké -- origem, substrato e causa de todas as coisas (f.: Barsa CD v. 1.11 (1995). Baseada na Nova Enciclopédia Barsa. São Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações (1 CD))

v. Escola jônia.