Verbetes relacionados:
A passagem do mito ao logos
Anaximandro
Anaxímenes
Ápeiron
Devir
Filosofia, roteiro de estudo
Logos
Pré-socráticos, filósofos
Tales


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Clique no link para rel://files/filo/jônicos.jpg


A nova concepção de mundo dos milésios denominou-se Logos, palavra grega que significa razão, palavra ou discurso. As características do logos, que o contrapõem ao pensamento mítico, são a Imanência (oposta à Transcendência), o naturalismo e o abandono do antropomorfismo. Esboçou-se assim a primeira tentativa de explicar racionalmente o universo, sem recorrer a entidades sobrenaturais. Buscavam um princípio unificador imutável, ao qual chamaram Arké -- origem, substrato e causa de todas as coisas [2].

Tales (Mileto, -624/-562), primeiro filósofo porque foi o primeiro cujo discurso era diferente do dos poetas [1]. Buscava a causa última, o princípio supremo de tudo (1ª questão filosófica, o problema do um e do múltiplo). É possível derivar, da multiplicidade infinita de fenômenos, um princípio supremo? Para Tales o princípio supremo é a [Água], de tudo se origina: a terra, por condensação, o ar e o fogo por rarefação. Descobriu a causa dos eclipses, e os solstícios. As coisas inanimadas têm alma.

O princípio supremo explicado por Aristóteles: aquilo de que as coisa provêm e no que se resolvem ao corromper-se. Embora a substância seja permanente em si, é mutável em seus acidentes. Nada se gera nem perece em sentido absoluto, porque a substância permanece eternamente.

Anaximandro, discípulo de Tales. O princípio de tudo não pode ser uma coisa determinada, como a água, tem de ser algo indeterminado e ilimitado (Ápeiron, sem fim). A geração não se dá por transformação do princípio primordial, mas pela separação dos contrários (contidos no substrato ilimitado), causada pelo eterno movimento. Os contrários são o quente e o frio, o úmido e o seco, etc..

Anaxímenes: o princípio primordial é o [Ar]. O ar tinha significado mítico, porque entendiam que a Alma era feita de ar quente. Admite a eternidade do movimento que causa as transformações. Foi o mais famoso no seu tempo.


Notas e adendos:

[1] f. pr.: Mondin, B. (1981). Curso de Filosofia. São Paulo: Paulus, pp.18-21.

[2] G99e.