Verbetes relacionados:
Adorno
Filosofia, roteiro de estudo
Filosofia, um breve resumo da história
História da filosofia, etapas da filosofia grega
Orfismo
Que é filosofia?


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


A passagem do mito ao logos


vb. criado em 08/09/2014, 23h58m.

Origem da filosofia. Passagem de uma explicação de mundo do tipo mitológico para uma explicação racional. Inícios cerca do séc. VII a. C., Grécia e Ásia menor. Há quem ache que no Egito, na China e na Índia essa passagem se deu na mesma época.

Hesíodo (Teogonia, Séc. VII a. C.) e Homero (séc. IX a. C.). Poetas - intérpretes dos deuses.

Mito = relato sagrado ocorrido num tempo remoto, impreciso, protagonizado por deuses e seres sobrenaturais. Dava uma explicação sobrenatural ao mundo, e servia de guia de comportamento propício.

Que é Mito? Conhecimento pré-racional, uma primeira tentativa de explicar a realidade e interpretar o mundo. Pertence à essência do homem, uma forma essencial que ele tem de se orientar, de atuar, de explicar o mundo que o rodeia.

Características principais:
    a) constitui a história dos entes supremos

    b) são considerados absolutamente verdadeiros e sagrados

    c) são paradigmas dos atos humanos significativos, já que são formas essenciais de orientação do homem no mundo

    d) referem-se à criação e à origem das coisas.
Giambattista [Vico] (1668-1744): o mito é uma verdade histórica, possui suas próprias características e expressava certas formas habituais e básicas da vida humana.

Pólis em pleno desenvolvimento, organização social, intercâmbio comercial e cultural, fim da monarquia micênica.

Logos = pensamento, raciocínio.

A peculiaridade dos gregos no assunto foi criarem uma racionalização do mundo. Em 1ª instância se perguntavam: a) da origem do cosmos e b) sobre o papel do homem no mundo (isto bem mais tarde). Construíram um sistema com as respostas achadas [1].

Escola jônia: A nova concepção de mundo dos milésios denominou-se Logos, palavra grega que significa razão, palavra ou discurso. As características do logos, que o contrapõem ao pensamento mítico, são a Imanência (oposta à Transcendência), o naturalismo e o abandono do Antropomorfismo. Esboçou-se assim a primeira tentativa de explicar racionalmente o universo, sem recorrer a entidades sobrenaturais [3]. Buscavam um princípio unificador imutável, ao qual chamaram Arké -- origem, substrato e causa de todas as coisas [2].

Notas e adendos:

[1] f. pr.: Educatina.

[2] G99e.

[3] Strathern teoriza que essa ^ ocorreu primeiro entre os gregos porque sua religião estava num estágio primitivo, se comparada com as religiões mais maduras e intelectualizadas dos egípcios (que misturavam matemática com superstição), chineses, babilônios (que misturavam astronomia com astrologia), etc., de forma que era incapaz de especulação teológica ou intelectual (S998s-b).