Verbetes relacionados:
Berkeley
Empirismo
Filosofia, quadro de oposições fundamentais
Filosofia, roteiro de estudo
Filosofia, um breve resumo da história
Henri Bergson
Intelectualismo
Kant
Leibniz
Monismo
Sócrates


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Racionalismo


vb. criado em 09/07/2013, 21h10m.

Suma: basicamente os filósofos se dividem entre os racionalistas, que acham que o conhecimento das verdades essenciais é a priori e inato, e os empiristas, que negam as ideias inatas e defendem que todo conhecimento vem da experiência. A raiz do ^ estaria em Platão [1] e a do Empirismo em Aristóteles [4]. Kant tentou superar a dicotomia.

Opondo-se ao Empirismo, o ^ sustenta a racionalidade do mundo natural e do mundo humano, postula a identidade do pensamento e do ser, sustenta que a razão é a unidade do mundo e do espírito, o fundamento substancial tanto da consciência quanto do exterior e da natureza [3].

É fruto da fé na capacidade do intelecto humano para isolar a essência no real, e da convicção de que a razão constitui o instrumento fundamental para a compreensão do mundo. Sua premissa: a ordem interna do universo tem caráter racional. Descartes, 1637, Discurso sobre o método [2].
Para Descartes, todo conhecimento procede de idéias inatas que correspondem aos fundamentos racionais da realidade. Razão cartesiana, lógico-matemática.

Cultua o Logos (razão, etimologicamente), que indica o discurso coerente, compreensível e universalmente válido, e o que esse discurso revela, os princípios daquilo que “é” verdadeiramente.

Vertentes: a) ou racionalismo psicológico: Hierarquia de valores entre as faculdades psíquicas. b) Racionalismo gnoseológico: só a razão é capaz de propiciar o conhecimento adequado do real. c) Racionalismo ontológico ou metafísico.

Racionalismo psicológico ou Intelectualismo: primado da razão em relação ao sentimento e à vontade. As duas faculdades especificamente humanas são a vontade e a inteligência ou razão. Mas a vontade ou capacidade de querer é faculdade cega, cujas operações dependem da inteligência que, por definição, é a capacidade de iluminar e de ver. As filosofias intelectualistas opõem-se às filosofias voluntaristas e sensualistas.

Racionalismo gnosiológico ou epistemológico. A razão é a única faculdade capaz de propiciar o conhecimento adequado da realidade, por ver as coisas em suas articulações ou interdependência. Pressuposto: o pensamento coincide com o ser; sem concordância entre a estrutura da razão e a estrutura análoga do real este seria incognoscível.

Racionalismo metafísico ou ontológico: a razão é a essência do real, tanto natural quanto histórico. Enfoca a questão do ser, pois o ser está implicado no pensamento do ser. O conhecimento, ao se distinguir da produção e da criação de objetos, implica a possibilidade de reproduzir o real no pensamento, sem alterá-lo ou modificá-lo.


comentários:

Strathern diz que Descartes, ao duvidar de tudo, menos da própria existência, reduziu o conhecimento humano, pela via racionalista, a essa única certeza. Hume, Locke e Berkeley terminaram a demolição pelo lado empirista, ao dizerem que tudo que experimentamos é uma mistura de sensações sem nenhuma validade filosófica. Foi esse absurdo que despertou Kant do seu “sono dogmático” [5].

Em T2013p se diz que empirismo e racionalismo são duas vertentes do racionalismo, porque ambos comungam da ideia da razão humana substituindo a fé como critério para explicação do mundo. Haveria, assim, um racionalismo subdidivido em (a) racionalismo puro (aqui chamado apenas racionalismo) e (b) racionalismo empirista (que aqui é tratado por empirismo).



Notas e adendos:

[1] Atribui o conceito de ideias inatas aos pitagóricos /Pitagorismo/ e a Sócrates: A2014m.

[2] Isto eu não entendi: Descartes “usou cera para mostrar que os nossos sentidos dependem apenas da ideia de propriedades, e não de ideias de objetos” (f.: A2014m 154).

[3] f. pr.: G99e.

[4] B2011f 134.

[5] S1998s.