Verbetes relacionados:
Empirismo
Faria, filosofia da religião
Filosofia, roteiro de estudo
Hedonismo
Indução
Intuição
Kant
Kant, por Feinmann, f. de l.
Kjshdfkljhsd
Miranda, filosofia da ciência
Necessário
Popper
Problema da indução
Racionalismo
Thomas Reid
Voltaire
Wiggins e a solidariedade humana


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Hume


vb. criado em 20/08/2014, 23h22m.

Resumo: 1711-1776. Tratado da natureza humana. Melhor obra: Dialogues Concerning Natural Religion (1779). Kant disse que ^ o despertou do “torpor dogmático” [4].

Epistemologia. Empirismo. Tudo o que sabemos vem das percepções da experiência; as percepções podem ser impressões (dados diretos dos sentidos; sensações, paixões e emoções [7]) ou ideias (resultado racional da combinação de impressões; pensamentos, reflexões e imaginação [7]) [6]. As ideias vêm de raciocínios que nossa experiência define como prováveis [1]; as ideias complexas são produto da generalização [6].

Dilema de ^ [8]: Só há dois tipos de proposições: raciocínios demonstrativos (cuja verdade ou falsidade é autoevidente, detectável a priori, isto é, antes da experiência ou sem experiência), e raciocínios prováveis (cuja verdade ou falsidade só pode ser constatada pela evidência empírica). Se um raciocínio não cabe numa dessas categorias, é sem significado (porque não podemos dizer se é verdadeiro ou falso). Nessa situação está a inferência indutiva (capacidade de inferir coisas a partir de evidência passada, como a relação causal), que não é raciocínio demonstrativo (porque afirmar o contrário não é contradição lógica) nem provável (porque não posso experimentar todos os eventos do tipo “causa”, porque a experiência humana é necessariamente limitada). Conjunção constante de eventos não é o mesmo que conexão necessária. O hábito mental do homem é que interpreta uniformidade na repetição regular [7].

m.c.: quando afirmo que A causa B, prová-lo dependeria de experimentar todos os A de todo universo e todo tempo, porque se fica um sem testar, a prova não foi feita. Assim, mesmo que toda noite tenha sido seguida de amanhecer desde que o homem testemunha as noites, nada prova que a noite de hoje seguirá o padrão.

Ceticismo mitigado: o ceticismo completo (ideia de que não é possível ter certeza da veracidade das impressões dos sentidos) é falso e inútil [4], porque, embora seja a crença (”Uma ideia vívida relacionada ou associada com a impressão presente”), e não a razão, que fundamenta nossas pretensões ao conhecimento, as suas conclusões são “tão satisfatórias à mente ... quanto o tipo demonstrativo” de raciocínio [7]. ^ quer limitar as investigações filosóficas aos tópicos adaptados à inteligência humana, excluindo questões sobre o sujeito e o objeto do conhecimento (?) por serem indemonstráveis [4].

Filosofia política. ”Seldom are men blessed with times in which they may think what they like, and say what they think” [3].

Ética. A moralidade não se funda na razão, mas na paixão: “Reason is, and ought only to be, the slave of the passions” [4]. A razão, isoladamente, não é capaz de motivar pessoas a agir, e não se pode derivar logicamente afirmações sobre o que alguém 'deve' fazer a partir de afirmações sobre qual 'é' a situação. O senso de justiça individual repousa no auto-interesse, generosidade limitada, utilidade, convenções, e simpatia ou espírito de corpo em relação aos sentimentos alheios [3], ou, mais simplesmente, a moralidade é o resultado do hábito [6] (”O hábito é o grande guia da vida humana” [1]). Virtude e vício derivam de impressões de aprovação ou culpa ou prazer e dor (antecipando o Utilitarismo) [4].

Teologia. Nega tudo o que ordinariamente se considera religião, exceto a prática da moralidade e a afirmação de que deus existe [3]. Não se declarava ateísta por considerar que o Ateísmo, tanto quanto o argumento teológico da existência de deus, ia além da evidência disponível [5].

Comentários. Para Hume, no había posibilidad de fundamentar la ciencia ni el conocimiento; las cosas ocurrían por el hábito, ocurrían porque ocurrían. La explicitación que Hume hace del concepto de causalidad simplemente dice que a determinadas causas siguen determinados efectos. No por ninguna necesidad universal ni por ningún hecho científico demostrable y verificable. Lo fundamental de un hecho científico es que sea verificable y que esa verificación se pueda repetir. Lo que dice Hume es que el principio de causalidad está basado en la noción de hábito, es decir, nosotros estamos simplemente habituados a que, cuando hay nubes en el cielo habitualmente, llueva. (v. Kant) [2].

m.c. sobre o acima: O comentário é simplificador e injusto. Em [4] há uma boa explicação do pensamento de ^ sobre a relação causal. Distingue entre relações entre ideias (demonstrações que são logicamente irrefutáveis a priori, algo como as verdades de razão, de Leibniz) e matérias de fato (equivalem às verdades de fato de Leibniz, podem ser contestadas, mesmo falsamente, sem incidir em erro lógico). Estabelece que a verdade é posterior ao fato, de forma que as ideias (como a ideia sobre a relação causa-efeito) só exprimem o que a mente pensa sobre a realidade. O que induz a ideia de causa-efeito é a repetição da experiência, somada à necessidade (impossibilidade de ser de outro modo). A conexão necessária é que explica a causalidade. Mas o que explica a necessidade? A experiência só cobre o presente e não diz nada sobre o futuro. Logo, a repetição não é prova da necessidade, de forma que não há conhecimento justificado das conexões causais na natureza (o que não implica negar que elas existam) [4]. O que ^ disse é que a relação causa-efeito é indemonstrável [6], não que ela inexiste. A tese de ^ não é sobre a relação de causalidade, é sobre a capacidade do entendimento humano (é gnosiológica, e não ontológica)




Notas e adendos:

[1] V2013g.

[2] Feinmann.

[3] RAYNOR, DAVID. “Hume, David.” Encyclopedia of Science and Religion. 2003. Retrieved April 08, 2015 from Encyclopedia.com: http://www.encyclopedia.com/doc/1G2-3404200265.html.

[4] “David Hume.” Encyclopedia of World Biography. 2004. Retrieved April 08, 2015 from Encyclopedia.com: http://www.encyclopedia.com/doc/1G2-3404703140.html.

[5] JOHN BOWKER. “Hume, David.” The Concise Oxford Dictionary of World Religions. 1997. Retrieved April 08, 2015 from Encyclopedia.com: http://www.encyclopedia.com/doc/1O101-HumeDavid.html.

[6] Barsa.

[7] B2011f.

[8] Também chamado Problema da indução