Verbetes relacionados:
Cinismo
Do socialismo ao niilismo
Dogmatismo
Dogmatismo negativo
Faria, filosofia da religião
Filosofia, quadro de oposições fundamentais
Filosofia, roteiro de estudo
Hedonismo
História da filosofia, etapas da filosofia grega
Hume
Kjshdfkljhsd
Lyotard
Miranda, filosofia da ciência
Neoplatonismo
Niilismo moral
Perspectivismo
Pirro
Pirronismo
Relativismo
Santayana


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Ceticismo


vb. criado em 23/08/2014, 21h29m.


    “Se a interpretação nunca se pode completar, é porque simplesmente não há nada a interpretar...pois, no fundo, tudo já é interpretação†(Foucault).



^ é a concepção de que é impossível que conheçamos algo com absoluta certeza [3].

Epistemologia. ^ filosófico: abordagem que nega a possibilidade de certeza no conhecimento. Deriva da Skeptikoi, uma escola que “nada afirmaâ€. Os céticos podem até duvidar da confiabilidade de seus próprios sentidos. Pirro de Elis (360-275 a.C.), serviu sob Alexandre [3], estudou na Ãndia, “ceticismo práticoâ€. Carneades: a certeza no conhecimento é impossível. Difere daquilo que a tradição cética denominou de Dogmatismo negativo, que diz que nada mais está tão em desacordo com o espírito do ceticismo do que a reivindicação de quaisquer certezas, seja as positivas ou as negativas [1] (ou seja, não é possível ter certeza de que não se pode ter certeza!).

Pirronismo: de Pirro de Élis, 360 a 270 a.C.. Nega assentimento a proposições não imediatamente evidentes e permanece num estado de inquirição perpétua. Afirma que a falta de provas não constitui prova do oposto, e que falta de crença é profundamente diferente de uma descrença ativa. Questiona o saber estabelecido, e vê o dogmatismo como uma doença da mente [1]. Primeiro a por a dúvida no centro do pensamento, propondo a suspensão da crença como ponto de partida [3].

^ metodológico é uma abordagem que submete todos os conhecimentos ao escrutínio, com o objetivo de separar a verdade de afirmações falsas.

^ acadêmico: em vez de acreditar que é impossível saber qualquer coisa, alegam que somos capazes de saber pouco sobre a realidade, especialmente verdades da lógica e da matemática (m.c.: não entendi se lógica e matemática são a parte que sabemos ou a que especialmente ignoramos) [2].


Notas e adendos:

[1] f. pr.: EB.

[2] A2014m 165.

[3] B2011f 340.