Verbetes relacionados:
Aristóteles
Descartes, por Feinmann
Filosofia, quadro de oposições fundamentais
Filosofia, roteiro de estudo
Hegel
Hegel, por Feinmann, f. de l.
Idealismo
Imanência
Kant
Materialismo
Pitagorismo
Platão
Realismo, filosofia
Schelling
Schopenhauer
Sócrates


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Idealismo


vb. criado em 06/06/2013, 19h29m.

Concepção de que a realidade consiste essencialmente de algo não natural - a mente, os conteúdos da mente, espíritos ou Espírito [7].

Uma das duas correntes filosóficas básicas. Num sentido epistemológico, afirma a precedência da consciência sobre o ser, ou da realidade ideal sobre a realidade material. Toma como ponto de partida para a reflexão filosófica o “euâ€, encarado como alma, espírito ou mente [1]. Ou: posição sustentando que certo estado ou atividade da mente é anterior e mais fundamental do que as coisas experimentadas [4]. No sentido metafísico/ontológico, é a ideia de que a realidade é essencialmente algo não material [5], pelo menos na versão original de Platão, uma hipótese acerca da natureza da realidade que consiste em afirmar o caráter espiritual da própria realidade [6].

Essa noção, de negação de existência da realidade corpórea e da redução desta a idéias impressas nos espíritos finitos diretamente por Deus, é também chamada Imaterialismo (Berkeley), e é a que mais diretamente se opõe ao Materialismo. Enquanto o 1º pressupõe e assegura a existência de Deus, o 2º é fundamento da irreligião e do ateísmo, porque atribui à matéria a causalidade das próprias idéias, e, assim, dispensa Deus [6].

O postulado básico do ^ é a existência de uma realidade última - quer se chame espírito, Deus ou energia vital - que transcende o mundo físico e lhe dá sua razão de ser. Platão, Descartes, Locke, Berkeley, Kant, Hegel. Contrapõe-se ao Materialismo, para o qual toda realidade tem sempre caráter material ou corporal [1]. Kant resumiu a questão: ^ é “a teoria que declara que os objetos existem fora do espaço ou simplesmente que sua existência é duvidosa e indemonstrável, ou falsa e impossível†[6].

Descartes diz “penso, logo existoâ€; logo Kant dirá 'as condições de possibilidade do sujeito são as mesmas do objeto', e depois Hegel dirá 'tudo consiste em conceber a substância como sujeito'. Esse partir do sujeito como ponto inicial para o conhecimento da realidade é o que define uma filosofia como idealista: aquela que parte do eu para conhecer a realidade. O sujeito é aquele que constitui a realidade. De modo que ^ é o ramo da fil. que parte de um sujeito situado, centrado para conhecer a realidade [2].

m.c.: Conforme visto em [2], idealista é a filosofia que parte do eu (do sujeito cognoscente) para conhecer a realidade. O sujeito é quem constitui ao objeto, constitui a realidade: a realidade é aquilo que o sujeito constrói a partir de si.

Para Durant parece que há basicamente dois métodos filosóficos: um que parte do eu para fora (o pensamento começa consigo mesmo e passa a conceber todas as coisas como formas e criaturas da mente; corresponde, acho, ao Idealismo), outro que parte do objeto (o pensamento começa com o seu objeto e tenta levar sua realidade mística para o círculo de fenômenos materiais e lei mecânica; acho que corresponde ao Materialismo) [3].


Notas e adendos:

[1] G99e.

[2] Feinmann.

[3] D1996h 330.

[4] B2011f 169.

[5] B2011f 180.

[6] A2007d.

[7] B2011f 341.