Verbetes relacionados:
Aristóteles
Conceitualismo
Duns Scotus
Nominalismo
Objetivismo
Occam
Pedro Abelardo
Platão
Realismo, filosofia
Universais


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Universais


O universal é aquilo que se aplica à totalidade, que é válido em qualquer tempo e lugar, ou seja, a Essência, qualidade essencial presente em todo indivíduo da mesma espécie e que os define como tais. A polêmica discute, em suma, a) se essa característica essencial comum é real ou apenas um conceito; b) se for for real, seria material ou não? c) e se for um conceito, ele existe só na mente ou independente dela? As principais respostas oferecidas seriam:
  1. Os realistas entendem que os ^, além de conceitos mentais, são também a essência necessária ou substância das coisas: universalia sunt realia; dividem-se em:
    1. realistas platônicos, que dizem que os ^ são realidades abstratas e existem independente da mente, num âmbito supraceleste e inteligível, o “mundo das ideiasâ€.
    2. realistas aristotélicos, que os universais são as formas, que existem só nas Substâncias individuais, mas podem ser concebidas na mente, porque, senão, a ciência seria impossível ou baseada só na imaginação.
  2. Os conceitualistas dizem que os ^ existem na mente, não como invenções arbitrárias mas reflexos das similaridades entre as coisas particulares; são Conceitos, entidades puramente mentais, mas a similaridade detectada mostra que os ^ são também padrões na mente de Deus, segundo os quais as coisas particulares são criadas.
  3. Os nominalistas têm os ^ como entidades linguísticas apenas, meros termos gerais que não correspondem a nenhuma realidade, são só signos das coisas; só existem objetos particulares: propriedades, números e conjuntos são só aspectos do modo como pensamos as coisas existentes.
O problema dos universais, também chamado disputa ou querela dos ^, é polêmica que começou no séc. XI, na Escolástica, e “permanece até nossos dias†(R1957h). As posições principais em disputa, Realismo e Nominalismo [1], correspondem a duas tendências fundamentais da lógica antiga e medieval, a platônico-aristotélica e a estoica, correntes alternativas sempre presentes na teoria do Conceito.



Fig. 1: um resumo visual da querela dos universais



Notas:

[1] No tema da “Querela dos Universaisâ€, um debate da ~f medieval, o Nominalismo se contrapõe ao realismo. Mas em Epistemologia o que se opõe ao Nominalismo é o Objetivismo.


Obras consultadas: a) Elizabeth Knowles. “nominalism.†The Oxford Dictionary of Phrase and Fable. 2006. Retrieved April 01, 2015 from Encyclopedia.com: http://www.encyclopedia.com/doc/1O214-nominalism.html. b) “nominalism.†The Columbia Encyclopedia, 6th ed.. 2014. Retrieved April 01, 2015 from Encyclopedia.com: http://www.encyclopedia.com/doc/1E1-nominali.html.; c) R1957h; d) J2011d; e) A2007d; f) M64d; g) “realism (in philosophy).†The Columbia Encyclopedia, 6th ed.. 2014. Retrieved April 01, 2015 from Encyclopedia.com: http://www.encyclopedia.com/doc/1E1-realism3.html).