Verbetes relacionados:
Conceitualismo
Lógica
Nominalismo
Perspectivismo
Universais


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Objetivismo


vb. criado em 21/02/2014, 08h49m.

O Objetivismo afirma que a realidade existe independentemente da consciência, que o ser humano tem contato direto com a realidade através dos sentidos, que pode ter conhecimento objetivo pelo processo de formação de conceitos, da lógica dedutiva e indutiva, que o objetivo moral da vida humana é atingir a própria felicidade ou interesse racional, que o único sistema social consistente com esta moralidade é um que respeite os direitos do seres humanos à vida, liberdade, propriedade e busca à felicidade, ou seja, capitalismo laissez-faire, e que a função da arte é transformar as ideias metafísicas mais abstratas, reproduzindo seletivamente a realidade, em forma física [2].

O nome Objetivismo vem do princípio de que o conhecimento e valores humanos são objetivos: eles não são criados pelos pensamentos que alguém tem, mas determinados para natureza da realidade, para serem descobertos pelo ser humano. Rand disse que escolheu este nome porque o termo preferido para uma filosofia baseado na primazia da existência - existencialismo - já havia sido usado.

[Metafísica] / Realidade: A realidade existe independentemente da observação do ser humano, dos sentimentos, desejos, esperanças ou medos. A existência existe e é primária. A consciência humana é consciente da realidade. A é A - o que é, é - identidade. Toda entidade obedece a Lei da Causalidade: causa e efeito.

Epistemologia / Conhecimento. A razão é o único meio para perceber a realidade, a única fonte de conhecimento, o único guia de ação e o meio básico de sobrevivência. Como todo conhecimento é baseado nos sentidos, eles são axiomáticos. Conceitos são formados omitindo medidas. Lógica: a arte de não-contradição.

Indução: o processo mental de partir de fatos particulares e generalizá-los para formar novas ideias.

Dedução: o processo mental de formar conclusões a partir de premissas; do abstrato ao concreto (particular).

Ética. O ser humano, cada um, é um fim em si mesmo e não um meio para o fim de outros humanos. Deve existir em função de seus próprios propósitos, não se sacrificando por outros nem sacrificando outros por ele.

A primeira escolha de todo ser é a existência ou a não-existência e, por isto, a vida do ser humano é o seu padrão moral de vida. Sem ela, nenhum outro valor é possível.

A racionalidade é a maior virtude; todas as outras derivam dela. Outras virtudes: produtividade, justiça, orgulho, independência, integridade, honestidade.

Filosofia política. A liberdade, num sistema político onde os homens se tratam como negociantes livres, em trocas voluntárias, com mútuo benefício e nunca como vítimas e executores, senhores e escravos. Cada pessoa sobrevive baseado na sua habilidade de exercitar e usar a razão. Para que isto seja possível, é preciso banir a iniciação de violência. O governo precisa proteger os direitos do indivíduo à sua vida, liberdade, propriedade e a busca da felicidade.

Órgãos de um governo próprio: polícia, exército e cortes de leis. O governo tem de estar separado da: economia, religião, educação e ciência.

Como um governo próprio financia suas atividades? Com, e somente com, doações voluntárias de seus cidadãos [2].


Notas e adendos:

[1] Mas quanto ao problema dos Universais, v. Conceitualismo.

[2] f. pr.: Wikipedia.