Verbetes relacionados:
Conceitualismo
Empirismo
Filosofia, quadro de oposições fundamentais
Filosofia, roteiro de estudo
Gracia, definição de metafísica e conceitos
Miranda, filosofia da ciência
Nominalismo
Occam
Pedro Abelardo
Realismo, filosofia
Universais


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Nominalismo


vb. criado em 09/07/2013, 21h49m.
Diz respeito ao problema dos Universais. A pergunta é: gêneros e espécies são realidades subsistentes em si mesmas? Nominalismo de Occam: não existem conceitos abstratos e universais, mas apenas termos ou nomes cujo sentido seria o de designar indivíduos revelados pela experiência [4].

Os universais ou idéias gerais são só nomes, e não correspondem a uma realidade subjacente. Só existem objetos particulares. Propriedades, números e conjuntos são só aspectos (features) do modo como pensamos as coisas existentes [1]. O problema surge porque para perceber um objeto em particular como sendo de um certo gênero, uma mesa por exemplo, precisamos de uma noção prévia de mesa. Teria o gênero mesa, descrito por essa noção prévia, uma existência independente das mesas em particular? O ^ diz que não, que é só um nome para um grupo de objetos particulares [2].

Também nesse sentido Pedro Abelardo [4]. V. Empirismo e Conceitualismo.


Notas e adendos:

[1] Elizabeth Knowles. “nominalism.†The Oxford Dictionary of Phrase and Fable. 2006. Retrieved April 01, 2015 from Encyclopedia.com: http://www.encyclopedia.com/doc/1O214-nominalism.html.

[2] “nominalism.†The Columbia Encyclopedia, 6th ed.. 2014. Retrieved April 01, 2015 from Encyclopedia.com: http://www.encyclopedia.com/doc/1E1-nominali.html.

[3] No tema da “Querela dos Universaisâ€, um debate da ~f medieval, o ^ se contrapõe ao realismo. Mas em Epistemologia o que se opõe ao Nominalismo é o Objetivismo (â€realism (in philosophy).†The Columbia Encyclopedia, 6th ed.. 2014. Retrieved April 01, 2015 from Encyclopedia.com: http://www.encyclopedia.com/doc/1E1-realism3.html).

[4] D1996d.