Verbetes relacionados:
Ecceidade
Escotismo
Faria, filosofia da religião
Filosofia, roteiro de estudo
Henri Bergson
Kjshdfkljhsd
Miranda, filosofia da ciência
Pedro Abelardo
Thomas More
Universais


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Duns Scotus



Temas: Epistemologia, Religião. 1266-1308. “Posso duvidar que haja um branco fora de mim, mas não posso duvidar que vejo um brancoâ€. É dele a primeira menção ao pensamento intuitivo, distinguindo-o do abstrato. Opôs-se a Tomás de Aquino, que defendia que as qualidades dos homens eram meras analogias das qualidades de Deus: a bondade humana não poderia ser idêntica à divina. Para ^ a diferença é apenas de grau, não de essência.

Quis demonstrar aquilo que podemos saber sem comprovação. Existem três tipos diferentes de conhecimento que não podem ser comprovados: primeiro, os princípios que conhecemos por si mesmos; segundo, aquilo que sabemos por experiência; e terceiro, as atitudes que nós mesmos tomamos.

Valorizou o indíviduo, (a) na Metafísica, afirmando ser a inteligibilidade uma propriedade do singular e (b) na Ética, ao defender o Livre-arbítrio. Quanto a (a), a questão tem relação com a polêmica dos Universais. ^ defendeu que o indíviduo é inteligível em virtude do caráter formal do princípio da individuação — a Ecceidade (haecceitas), aquilo que faz de um indíviduo o que ele é, como indivíduo; uma propriedade individual que distingue cada indivíduo, enquanto tal, de todos os demais.

Também chamado Scoto, Scotto, Scot.


Fontes consultadas: J2011d; V2013g; S1999s; B2011f.