Verbetes relacionados:
Aristóteles
Categorias
Dialética
Filosofia, conceito
Gracia, definição de metafísica e conceitos
Hegel
Kant
Qualidade
Quantidade
Realismo, filosofia
Relação


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Categorias


vb. criado em 08/04/2015, 21h19m.

^ é a mais ampla classe ou grupo na qual as coisas podem ser divididas [7] [8].

Kant: As representações vindas da sensibilidade se ordenam em “categorias do entendimento”, formas a priori da razão, que funcionam como uma moldura ou ordenação lógica das experiências singulares (isto é, o ego transcendental apreende conhecimento a partir das impressões dos sentidos e de conceitos universais, as categorias, que impõe àquelas impressões [2]). As categorias (ou conceitos puros) são: Qualidade, Quantidade, Relação e Modalidade [1]. Kant analisa o entendimento, e ali encontra as categorias do entendimento (Unidade, Pluralidade, [Totalidade], Realidade, Negação, limitação, etc.). Dentro dessas categorias entra toda a realidade. As categorias de que fala Kant não são as mesmas de que falava Aristóteles. Para este as categorias eram categorias da realidade, porque não partia de uma concepção subjetiva para conheer o real. Em Kant as categorias são do sujeito, não da realidade [3].

m.c.: o homem filtra e cataloga as informações dos sentidos (o conteúdo) usando as categorias intelectuais (a forma). O resultado desse processo de captação e classificação é o conhecimento. As ^ seriam umas 'forminhas' em que tentamos encaixar cada ideia que temos ou cada dado que os sentidos fornecem.

Em Hegel as ^ apareceriam, na lógica, como conceitos usados no raciocínio [5].

Kant via as ^ como logicamente distintas, isto é, não podem ser derivadas uma das outras. Hegel as via como dialéticas [4].

Uns dizem que Kant afirmou que as ^ incluem Causa, Substância, Existência e Realidade. As Categorias [4]. Feinmann cita unidade, pluralidade, totalidade, realidade, negação, limitação. Durant [5] cita Ser, Qualidade, Quantidade, Relação, etc.. Em [6] aparecem: qualidade, quantidade, relação e Modalidade.


Notas e adendos:

[1] Barsa.

[2] Wkp.

[3] Feinman.

[4] B2011f 181.

[5] D1926h 227.

[6] G99e.

[7] B2011f 340.

[8] Para uma definição diversa, v. “Sandoiu, A ciência tornou a filosofia obsoleta?”