Verbetes relacionados:
Aristóteles
Brandão, Teatro Grego


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Catarse


index do verbete Catarse. É a purificação das almas por meio da descarga emocional provocada por um drama (Aristóteles).

Para suscitar a catarse era preciso que o herói passasse da dita para a desdita, ou seja, da graça para a desgraça, não por acaso, e sim por uma [Desmedida], ou seja, por uma ação ou escolha mal feita [1].

~aap

coq

“[...] nos emocionamos ‘por procuração’. Sofremos com as desventuras das personagens, exultamos com sua felicidade. Não comprometemos nossos sentimentos ou vidas: penetramos numa espécie de análogo da relação amorosa. E, é bem verdade, se o fazemos é de alma limpa: vivemos com as nossas paixões as paixões de outrem, sem os compromissos e as exigências do ‘real’†(p.78)

~coq

[X2008n Narratologia]

197é a purificação das almas por meio da descarga emocional provocada por um drama. Este é um conceito teorizado por Aristóteles.

198Segundo o filósofo, para suscitar a catarse era preciso que o herói passasse da dita para a desdita, ou seja, da graça para a desgraça. E mais ainda: não pode ser por acaso, e sim por uma desmedida, ou seja, por uma ação ou escolha mal feita do herói.

199Ainda segundo o filósofo grego, se um homem bom passa da má para a boa fortuna, nós não sentiremos terror; se um homem bom passa da boa para a má fortuna, nós ficamos com pena, e não sentimos compaixão nem terror; se um homem mau passar da boa para a má fortuna, nós ficamos felizes da vida; e se um homem mau passar da má para a boa fortuna, nós sentimos repugnância.

200Ou seja, é preciso que o herói trágico passe da FELICIDADE para a INFELICIDADE por alguma desmedida sua para atingir a catarse. Por exemplo? Édipo Rei, que começa a história como rei de Tebas e no fim se cega e se exila. Ou, uma história mais próxima de todos, Romeu e Julieta, numa releitura que Shakespeare faz da tragédia, onde os dois eram filhos de importante gente da cidade e acabam mortos pela desmedida do amor.


Notas e adendos:

[1] Para A1980d vários sistemas de interpretação dos símbolos tratam os mitos como alegorias que teriam por função trazer para a consciência conteúdos inconscientes. Para os gregos, tal elaboração simbólica tinha o caráter de catarse (p.16).


Páginas que tratam do tema ^: