Verbetes relacionados:
A religião grega
Aristóteles
Brandão, Teatro Grego
Catarse
Tragédia


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Comédia


A comédia é, como já dissemos, imitação de maus costumes, mas não de todos os vícios; ela só imita aquela parte do ignominioso que é o ridículo. (...] O ridículo reside num defeito ou numa tara que não apresenta caráter doloroso ou corruptor. Tal é, por exemplo, o caso da [Máscara] cômica feia e disforme, que não é causa de sofrimento (Aristóteles. Arte Poética. E-book formato lit, julho de 2001, ou editora www.ciberfil.org. Ficha de leitura).

Iambo (Houaiss): que ou o que compõe uma unidade de tempo breve seguida de outra longa (diz-se de pé métrico no sistema de versificação greco-latino).


Comédia surgiu na Grécia em 510 a. C.. Frequentemente bajula a plateia com um senso de superioridade em relação aos personagens. Tipos importantes: comédia romântica (amantes superando mal-entendidos e obstáculos para conquistarem uma união feliz), ^ satírica (críticas de pessoas ou práticas, por trás do humor), ^ de costumes (diálogos espirituosos em meios sociais sofisticados), farsa (conotações sexuais, humor físico e trocadilhos pouco sutis), ^ macarrônica e ^ de situação (estes dois são da era da TV). (f.: 1001).

Dois ramos distintos de sátira: a horaciana é uma forma suave de humor que almeja a exposição de absurdos ou do ridículo; a juvenaliana é mais agressiva e tem mais ênfase na indignação quanto a imoralidades ou injustiças percebidas (1001).