Verbetes relacionados:
A religião grega
Cristo
Orfismo
Religião grega pública e dos mistérios


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Orfeu


index do verbete No Seminário 8: A transferência (1960-1961), Lacan recorre ao Banquete, de Platão, para ilustrar esse amor. Segundo Fedro, os deuses, comparando os amores de Orfeu, Alceste e Aquiles, discutem entre si para saber qual deles representaria melhor o amor. De saída, Orfeu perde. Eurídice, sua amada, passeia nas margens do rio, e pisa numa serpente que a pica mortalmente. Desesperado, Orfeu consegue permissão de Plutão para descer ao Império dos Mortos e trazer Eurídice de volta. Mas havia uma condição: Eurídice, ao vê-lo, ia segui-lo, mas ele não poderia olhar para trás até chegar à região da luz. Quase no fim do caminho, ele começa a ser corroído pela dúvida: e se não fosse Eurídice quem o estivesse seguindo? Se os deuses o tivessem enganado? Então, não resiste, olha para trás — e Eurídice desaparece, deixando apenas o reflexo de sua sombra. Lacan, referindo-se a esse episódio mítico, afirma que os deuses, ao mostrarem a sombra de Eurídice a Orfeu, indicam com precisão a posição do outro no amor-paixão: um objeto vestido pelas fantasias do amante, um objeto em que o amante deseja se enviscar. ~F004t

jung

Orfeu e o filho do homem.

86. Culto a Dionísio: ritos orgiásticos. O iniciado tem de abandonar-se à sua natureza animal. O vinho é agente de iniciação do rito de passagem: enfraquece a consciência.

87. Substituído pelo culto a Orfeu, porque era muito selvagem. O culto de Orfeu tem em comum com o de Dionísio: símbolos associados a um homem-deus andrógino que tem íntima compreensão dos segredos do mundo animal/vegetal.

O culto de Orfeu interioriza os êxtases religiosos e sublima os mistérios de Dionísio.

Orfeu é protótipo de cristo. Personagem real martirizado. Homens intermediários entre a humanidade e o divino.

Orfeu comandava a natureza com seu canto. Os animais paravam de brigar para ouvi-lo. Atitude religiosa que soluciona os conflitos porque a alma se volta para o que está situado além dos conflitos. É a primeira encarnação do Bom Pastor.

88. Orfeu = semideus de uma religião agrícola, baseada nos deuses da fertilidade. O mito de origem agrícola é vinculado ao ciclo eternamente recomeçado de nascimento, crescimento, morte. Tudo é cíclico como a natureza.

Cristo aboliu os mistérios. Sua religião é de fundo patriarcal, nômade e pastoral. Não mais um semideus, mas um Messias totalmente divino. Não mais renascimento, mas ressurreição.

O rito de Orfeu é cíclico e subterrâneo; o de cristo é do céu e escatológico (final).

89. O homem ainda vive o conflito entre o muito pagão e o cristo, isto é, entre renascimento e ressurreição.

90. Os mistérios de Elêusis (ritos de adoração das deusas da fertilidade, Deméter e Perséfone) eram também preparação para a morte.

(f.: Jung, C. G. et allii (2000). O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro : Ed. Nova Fronteira.)

orfismo

O orfismo era um culto de mistérios tradicionalmente associado ao poeta trácio Orfeu, considerado pelos seus adeptos ainda mais antigo do que Homero. A literatura órfica, que remonta ao século -VI, difundiu-se amplamente durante o Período Helenístico.

f.: http://greciantiga.org/arquivo.asp?num=0656