Verbetes relacionados:
Análise linguística
Ética em Wittgenstein
Filosofia analĂ­tica
Filosofia, roteiro de estudo
Frases sobre a filosofia
Gottlob Frege
LĂłgica
Scheler
Unamuno


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Bertrand Russell


vb. criado em 21/03/2015, 20h10m.

Bio. 1872-1970. “A maior parte das pessoas prefere morrer a pensar; na verdade, é isso que fazem”. Empenho em desmembrar a linguagem comum para explicar a estrutura lógica existente sob ela [2]. Desenvolveu a notação que traduz a linguagem natural em proposições lógicas [4].

Ética, Filosofia política, [Economia], Felicidade. “Um dano imenso é causado pela crença de que o trabalho é virtuoso”. “A moralidade do trabalho é a moralidade de escravos, e o mundo moderno não precisa da escravidão”. O caminho para a Felicidade está na redução organizada do trabalho. Nossas crenças sobre o trabalho (abr. loc.: ~w) são irracionais, superstições herdadas de um passado arcaico [5], e incentivadas pelas classes que se beneficiam da mais-valia do ~w alheio (guerreiros, sacerdotes, proprietários ociosos). Há dois tipos de ~w, o de mover a matéria, e o de mandar mover a matéria. Trabalho braçal (classe operária) e supervisão (classe média). A essas classes sobrepõe-se a do proprietário ocioso. A possibilidade de expandir o trabalho de supervisão é infinita, sobrepondo supervisor sobre supervisor. É preciso reduzir as jornadas de ~w e dar às pessoas tempo para o lazer e a criatividade.

Metafilosofia. O fracasso da ~f em responder às questões a que se propunha foi afastando tais questões, mais e mais, para outros âmbitos (ciência, parapsicologia, estatística), parecendo sobrar no âmbito da ~f apenas “o poder de proporcionar conforto e consolação – o derradeiro poder dos impotentes” (embora nem isso ela seja capaz de fazer) [3].


Notas e adendos:

[1] B2011f.

[2] V2013g.

[3] R1957p 57.

[4] B2011f 248.

[5] Sobre isso, v. HesĂ­odo.