Verbetes relacionados:
Bertrand Russell
Filosofia, roteiro de estudo
Santayana


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Unamuno


vb. criado em 03/05/2015, 22h42m.

Bio, resumo. 1864-1936. Sentido da vida. O “homem de carne e osso†é o único objeto possível da filosofia [6]. Só o sofrimento nos torna humanos. Toda consciência (abr. loc.: ~c) é ~c de morte (estamos dolorosamente cientes da nossa mortalidade) e sofrimento. O que nos torna humanos é o sofrer. Sofrimento (abr. loc.: ~s) é experiência vital, parte essencial do que significa ser humano. A ~f de ^ é um esforço p/ dotar de sentido a existência humana, e para buscar a certeza da imortalidade (que definia como “a questão humanaâ€) [6].

Ética. Dilema amor vs. felicidade. Escolher a felicidade, isto é, fugir do ~s, é fugir da ~c. Aceitar o ~s nos torna capazes de amar verdadeiramente outros seres que sofrem e é o que permite dar peso e substância à vida [1].

Religião. Defendeu a fé na própria fé apenas, mas não em qualquer afirmação ou negação baseada na fé [2]. “Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade†[5]. Concluiu que a cisão entre fé e razão, coração e mente, não pode ser curada pela razão; o homem moderno tem de permanecer na paroxal e agoniante tensão entre fé e dúvida, onde suas crenças são só ardentes esperanças nas garras do ceticismo [3]. A sede de imortalidade do homem não pode ser justificada ou satisfeita pela via racional, mas só pela paradoxal e apaixonada afirmação de Deus e eternidade pela fé e esperança, continuamente em guerra contra a dúvida e o desespero [4].


Notas e adendos:

[1] B2011f.

[2] “Unamuno, Miguel de.†The Columbia Encyclopedia, 6th ed.. 2014. Retrieved May 04, 2015 from Encyclopedia.com: http://www.encyclopedia.com/doc/1E1-Unamuno.html.

[3] Influenciado por Kierkegaard?

[4] “Miguel de Unamuno y Jugo.†Encyclopedia of World Biography. 2004. Retrieved May 04, 2015 from Encyclopedia.com: http://www.encyclopedia.com/doc/1G2-3404706526.html.

[5] “Lord, I believe; help my unbelief!â€; na verdade é Marcos 9:24 e não 9:23.

[6] G99e.