Verbetes relacionados:
Fichas por assunto
Fichas por ordem alfabética
Filosofia, fichas de leitura


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Sobre sócrates e nietzsche


    Refere-se a este artigo: por Paulo Ghiraldelli Jr.. f.: l.ext.
Autobiografia é diferente de egohistória. Esta é uma história do eu escrita pelo próprio sob um prisma objetivo, uma narrativa sobre as próprias transformações pessoais.

A filosofia é o modo do tímido falar a seu respeito de modo sofisticado e publicável.

Sócrates, a mosca de atenas.

Conhece-te a ti mesmo. Dois métodos: o de Descartes, introspectivo. O de Sócrates, o elenkhos, o inquérito dos outros.

Ao estabelecerem a distinção entre comportamento natural e convencional, os sofistas elegem como natural um comportamento convencional mais antigo, a altivez egoísta dos heróis de Homero (o uso dos instintos).

Virtudes cardeais dos gregos: justiça, devoção, temperança, coragem, sabedoria.

Para Sócrates todas as virtudes se resumem em conhecimento. Quem não sabe o que é coragem, ou justiça, não pode ser corajoso nem justo.

Não há akrasia, fraqueza da vontade: quem erra, erra por falta de conhecimento.

Entre o egoísmo heroico/homérico e o relativismo sofístico dos seus contemporâneos Sócrates oferece uma doutrina racional.

Para Sócrates virtude = conhecimento = felicidade. Duas teses: quem conhece uma virtude conhece todas, e só quem é sábio alcança felicidade (uma felicidade objetiva, prosperidade).

Para Nietzsche, findo o tempo homérico os gregos não são mais helenos, só gregos; não agem mais segundo a força dos instintos e se tornaram desorientados, fracos, doentes.

Médico da alma, Sócrates diz que vai curá-los mas é um engodo: não curou nem a si mesmo. O que diz ser remédio (o uso da razão como se fosse o natural do homem) é só um paliativo, um modo de suportar a vida.