Verbetes relacionados:
Demócrito
Fatalismo
Filosofia, quadro de oposições fundamentais
Filosofia, roteiro de estudo
Henri Bergson
Imobilismo
Indeterminismo
Livre-arbítrio


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Determinismo


vb. criado em 05/07/2013, 20h05m.

A visão de que nada pode acontecer exceto o que realmente acontece, porque todo evento é resultado Necessário das causas que o precedem, e estas são resultado das que lhes antecederam. Oposto ao Indeterminismo [3].

Teoria filosófica segundo a qual tudo (ou seja, a natureza, a sociedade e a história) obedece a leis naturais e necessárias de tipo causal. Origina-se no Atomismo.

Explicação mecanicista da realidade. [Laplace], 1812: se num momento dado fossem conhecidas todas as forças da natureza e o estado de cada um de seus componentes, seria possível determinar tanto o passado quanto o futuro mediante análise matemática.

Implica que não existe, do ponto de vista metafísico, efeito sem causa, o que generaliza a experiência dando-lhe força de lei. Uso extremado da relação de causalidade. As mesmas causas, em circunstâncias iguais, produzirão sempre os mesmos efeitos.

Deterministas radicais estendem o determinismo da natureza às ações humanas, que seriam tão condicionadas e inevitáveis como os fenômenos naturais.

Nega possibilidade de agir livremente. Mas o homem tem responsabilidade sobre seus atos, porque pode prever os resultados destes. Esse conhecimento se transforma em nova causa da ação.

No séc. XX, com a descoberta da incerteza na física, o ^ foi substituído por um ^ estatístico.

Fontes consultadas: 1. G99e; 2. D1996d. 3. B2011f 340.