Verbetes relacionados:
Averróis
Consciência
Filosofia medieval árabe
Filosofia, roteiro de estudo
Homem voador
Tomás de Aquino


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Avicena



Ibn-Sina. 980-1037 d.c.. “O livro da cura†(1014), “Cânone da medicina†(1015), “Livro dos teoremas e dos avisos†(1030). Definiu-se como filósofo em vez de teólogo. Seguidor de Aristóteles.

Filosofia da mente: a Alma é distinta do corpo. Contradiz Aristóteles, para quem a mente é a forma do corpo (o corpo e a mente não são coisas distintas, a mente é só a forma do corpo), e parecia não considerar possível a sobrevivência da alma após a morte do corpo. ^ divergiu, dualista, corpo e mente são substâncias distintas (com isso se alinha a Platão).

“É preferível uma vida curta e larga do que uma vida longa e estreita†[2].
Argumento do Homem voador: mesmo alguém que nasce privado do uso dos sentidos para obter informação (ou seja, alguém privado da sensação, que nem sabe que tem corpo) sabe que existe. Isso prova que o “eu†humano é distinto e separado do corpo. Além disso a mente não apreende sensações, mas ideias completas. E o conhecimento intelectual não pode esta contido em algo material.

Sofreu oposição de Tomás de Aquino.

Epistemologia: Propõe remover qualquer conhecimento que possa ser possivelmente refutado, de forma a só sobrarem verdades absolutas (antecipa Descartes) [1].


Notas e adendos:

[1] f. pr.: B2011f p76.

[2] V2013g.