Verbetes relacionados:
Dewey
Ética
Filosofia, roteiro de estudo
Fundamento
Peirce
Rorty
Utilitarismo
Verdade
William James


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Pragmatismo


vb. criado em 10/09/2014, 21h29m.


    “O mundo não pode se dar ao luxo de esperar por respostas completas antes de agir†(Daniel Gilbert).
Estados Unidos, fim do século XIX, Charles Sanders Peirce, William James, Ferdinand Canning Scott Schiller e John Dewey.

Propõe uma teoria da verdade e define como critério de verdade a utilidade e as conseqüências práticas das idéias.

A vontade antecipa-se ao pensamento. O conhecimento é essencialmente modificador da realidade, portanto, a construção da Verdade deve corresponder à construção da própria realidade. Conhecimento e ação se convertem em termos equivalentes. O critério de verdade está nos efeitos e conseqüências de uma idéia, em sua eficácia, em seu êxito. Verdadeiro e falso são, portanto, sinônimos de bom e mau, valores lógicos que têm caráter prático e só na prática encontram significado [1]. Diante de qualquer afirmação, os outros perguntam: “isso é verdadeiro?†O pragmático pergunta: “quais as implicações práticas de se aceitar isso como verdadeiro?†[2]

Em suma, o critério adotado para a construção das teorias deve ser o da maior utilidade possível para as necessidades e interesses humanos.

[Schiller]: “se a hipótese da existência de Deus funciona de modo satisfatório, no sentido mais geral do termo, então é verdadeâ€. A lógica e a verdade são meros instrumentos variáveis, a serviço do homem. É verdadeira aquela afirmação que tem êxito, cujo resultado prático é bom. E seu significado é definido pelo uso ou emprego que dela se faz [1].


Notas e adendos:

[1] f. pr.: G99e.

[2] B2011f p.316.