Verbetes relacionados:
Filosofia, roteiro de estudo
Leibniz
Locke


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Montesquieu


19/03/2015, 09h43m.

    >> Roteiro de estudo de filosofia: ant.: Locke. Próx.: Leibniz.

1689-1755. “Quanto menos os homens pensam, mais eles falam”. O Espírito das Leis. Tripartição dos poderes. Filosofia do direito.

Começou estudando temas da biologia, e se interessou pelo efeito do ambiente sobre o homem. Escreveu uma história de Roma, atribuindo sua grandeza à flexibilidade das suas instituições e às virtudes marciais dos romanos. No “Espírito das Leis” redefiniu lei como “as relações necessárias que derivam da natureza das coisas”. As leis e o governo, expressão política essencial daquelas, também são uma relação entre o ambiente físico de um povo e suas necessidades sociais e tradições. A substância essencial das leis - “razão em ação” - permanece geralmente a mesma em qualquer circunstâncias, mas sua expressão concreta varia conforme lugar e tempo, porque as leis “devem ser adaptadas a cada povo”. A diversidade das leis é natural e desejável, e o bom legislador ajusta pragmaticamente a lei às condições físicas e sociais mutantes [1] [2].


Notas e adendos:

[1] “Montesquieu.” Encyclopedia of World Biography. 2004. Retrieved April 10, 2015 from Encyclopedia.com: http://www.encyclopedia.com/doc/1G2-3404704540.html.

[2] M.c.: vê-se na biografia uma visão biológica muito centrada em adaptabilidade e flexibilidade como vantagens evolutivas.



Páginas que tratam do tema ^: