Verbetes relacionados:
Empirismo
Filosofia, roteiro de estudo
Fisicalismo
Hedonismo
Locke
Monismo
Rousseau
Spinoza


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Hobbes


vb. criado em 20/08/2014, 23h21m.

    >> Roteiro de estudo de filosofia: ant.: Spinoza. Próx.: Locke.

1588-1679. “O homem é o lobo do homemâ€. Leviatã. O homem não tem disposição natural para a vida em sociedade, e sua natureza é regida por egoísmo e autopreservação (um ser “brutal†[2]). Contrato social. Manutenção da paz depende de liderança forte e centralizadora. Defende o despotismo, mas o déspota não é indicado por poder divino, e sim pela necessidade social. O déspota se legitima se assegura a paz e a prosperidade [1].

Fisicalismo, teoria de que tudo no mundo é exclusivamente físico na natureza, não havendo lugar para a existência de outras entidades naturais, como a mente, nem sobrenaturais. Não há limite para o alcance da ciência, qualquer questão sobre a natureza do mundo pode ser respondida cientificamente. O universo - isto é, a massa tota das coisas que existem - é corpóreo; aquilo que não é corpo não é parte do universo. Há objetos imperceptíveis, embora ocupem espaço físico; são os “espíritosâ€. Só deus é incorpóreo, seus atributos não são inteiramente compreensíveis para a mente humana. [2]

O homem é uma máquina. “Além dos sentidos, dos pensamentos e da série dos pensamentos, a mente do homem não tem outro movimento†[2].


Notas e adendos:

[1] V2013g.

[2] B2001f.