Verbetes relacionados:
Abreviaturas
Bibliografia completa


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Convenções e sinais convencionais


criado em 09/03/2015, 23h20m.


v. também estes outros índices: Abreviaturas (trata apenas das abreviaturas das obras referidas no texto dos vb., isto é, as abreviações mencionadas no corpo dos verbetes para indicar qual é a obra-fonte da citação) e Bibliografia completa com lista das obras mencionada neste material.
    ^: substitui, no corpo de um vb., o seu título.

    ^^: substitui, no corpo de um vb., o subtítulo ou título de seção imediatamente superior ao sinal.

    ~f: filosofia

    ~L.: Lacan

    =h: homem

    =i.: inconsciente

    =J.: Jung

    =s.: símbolo

    > ou v.: vide verbete

    >>: trilha de roteiro de estudo temático

    desamb.: desambiguação; indica uma referência que esclarece em qual das acepções o termo-título é tratado no vb., e indica, se houver, vb. que trata do mesmo termo em outra acepção.

    f. pr.: indica a fonte principal de uma seção ou vb., valendo para toda a seção ou vb., exceto para os trechos com ressalva expressa de outra origem. Geralmente indica a fonte mais extensamente usada, ou a que serviu de base ao texto original, depois enxertado com informações de outras origens (cujas fontes devem estar ressalvadas ao final de cada parágrafo). Escola sofística é um bom exemplo de uso dessa convenção.

    f. ou ~: fonte

    g.drv.: Google Drive

    l. ext.: link externo

    m.c.: meus comentários

    mc: meus comentários

    pfs.: paráfrase (indica citação não literal, ou resumida, de texto referido, mas não comentário pessoal); dentro de um parágrafo marcado como paráfrase, texto entre aspas indica citação literal. Como regra geral, se um vb. tem marcação de paráfrase em alguma parte, segue esta convenção. Os vb. mais antigos podem não segui-la. Mesmo nos vb. que seguem a convenção, se num parágrafo aparece trecho entre aspas, o restante do texto do parágrafo é paráfrase, mesmo que não haja a marcação. Durant, W.. Heróis da História é um bom exemplo do uso dessa convenção.

    pr.: principalmente

    tb.: também

    vb.: verbete ou verbetes

    ed.: editor

    org.: organizador

    abr. loc.: “abreviado localmente como”; indica uma sigla utilizada para abreviar uma palavra ou expressão, mas válida apenas dentro do verbete onde a menção é feita.

    revis.: revisão ou revisado

    p. o.: data de publicação original de uma obra.


Páginas que tratam do tema ^: