Verbetes relacionados:
Anaxímenes
Devir
Empédocles
Filosofia, roteiro de estudo
Homeomerias
Nous
Pitágoras
Pré-socráticos, filósofos


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Anaxágoras


vb. criado em 05/07/2013, 19h53m.


Clique no link para rel://files/filo/anaxágoras.jpg


Resumo: Problema da unidade versus a pluralidade. Homeomerias [4].

Bio. Clazômena, na Ática (-500/-428). Primeiro filósofo de Atenas, mas provavelmente não era ateniense, mas jônio. Talvez tenha morrido em greve de fome. Talvez tenha sido mestre de Sócrates ou de Péricles em certa época. Consta que foi acusado de heresia e exilado de Atenas por causa de suas ideias, o que indica que a ~f já estava madura naquele tempo: já se tornara perigosa [5].

Metafísica, filosofia. Do nada nada surge. Tudo surge do Ser. Tudo está em tudo. Em cada coisa estão contidas todas as coisas [1]. Cada corpo reproduz de certo modo a variedade do universo, porque possui elementos de cada outro corpo, e sua definição depende dos que nele são majoritários. A matéria é divisível até o infinito, e cada coisa está constituída de partes de todas as coisas [3], infinitas por sua multitude e sua pequenez [1].

O ser é feito de átomos, que, todavia, não são qualitativamente iguais. Homeomerias (termo criado por Aristóteles para explicar a teoria de Anaxágoras): partículas qualitativamente diferentes (diversas naturezas). As homeomerias, as coisas contidas em todas as coisas, são uma espécie de pó sutilíssimo, inatelterável, indestrutível, uma sementes de todas as coisas [1]. Há tantos tipos de homeomerias quantos forem os tipos de coisas: as homeomerias têm as mesmas qualidades que os corpos que constituem (diferentemente dos átomos de Demócrito). Nem os quatro [Elementos] são simples, são também compostos de homeomerias.

O Devir ocorre porque as homeomerias se unem e separam e reúnem para formar outros corpos (tudo é resultado da mistura e da divisão, constante ordenação e reordenação). Não há verdadeira geração e corrupção. Nada se cria e nada se destrói porque o número de homeomerias permanece.

Foi chamado de o primeiro dualista /v. Dualismo/, por admitir, ao lado da matéria, o nous, a inteligência causadora do movimento. Mas não está claro se para ele o nous era imaterial ou formado de matéria sutilíssima.

Teologia, Religião. Mente suprema, Nous, princípio ordenador das coisas, uma realidade de ordem superior, independente dos corpos, infinita. Dela depende a harmonia e ordem das coisas. É a causa do movimento das homeomerias. Admitia a existência de uma mistura primitiva de germes ulteriormente organizada pelo nous. Com isso parece admitir “uma finalidade, negando o destino” o que Aristóteles exaltou [2].



Bibliografia

[1] Educatina.

[2] Durozoi, Gérard & Roussel, André (1996). Dicionário de Filosofia. Trad. Marina Appenzeller. Campinas: Ed. Papirus.

[3] Lembra a Mônada de Leibniz.

[4] f. pr.: Mondin, B. (1981). Curso de Filosofia. São Paulo: Paulus. E também G99e.

[5] S1998s-b.