Verbetes relacionados:
ConfĂșcio
Filosofia oriental
Lao-Tsé
Livre-arbĂ­trio
Tao


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Lao-Tsé


vb. criado em 03/02/2015, 19h09m.
Lao-TsĂ© (sĂ©.c VI a.c.). Cem escolas do pensamento. A ~f chinesa evoluiu a partir da prĂĄtica polĂ­tica /v. Filosofia polĂ­tica/ e se preocupava com moralidade e Ética, e nĂŁo metafĂ­sica [1] (embora isso se aplique ao confucionismo apenas; o taoĂ­smo Ă© essencialmente [MetafĂ­sica] [2]).

Tao Te Ching: livro do caminho (Tao) e da virtude (te).

Mutação, na ~f chinesa: os diferentes estados nĂŁo sĂŁo opostos, mas relacionados, um surge do outro. Geram as 10 mil manifestaçÔes que formam o mundo. O homem Ă© sĂł uma delas, nĂŁo tem status especial, mas, por causa do Livre-arbĂ­trio, pode se desviar do tao e perturbar o equilĂ­brio harmonioso do mundo (m.c.: ideia interessante; o homem Ă© a Ășnica das manifestaçÔes dotada de livre-arbĂ­trio, o que Ă© uma falha de constituição; por isso ele Ă© a Ășnica manifestação capaz de sair do equilĂ­brio natural).

Seguir o tao Ă© praticar wu wei (nĂŁo ação): vida solitĂĄria, meditativa, simples, podenrada e moderada. É agir de acordo com a natureza (m.c.: ^ dĂĄ a essa ideia o sentido contrĂĄrio do que eu esperava; para ele agir conforme a natureza Ă© agir de modo a preservar o equilĂ­brio e a harmonia, e nĂŁo segundo o id; enfim, a natureza que traça o caminho, para ^, nĂŁo Ă© a natureza humana, a do homem, mas a natureza como quadro maior de ciclos harmoniosos de opostos complementares).

O taoĂ­smo Ă© contemporĂąneo e complementar ao confucionismo /v. ConfĂșcio/. Crença na unidade metafĂ­sica do universo [2]: o “caminho” Ă© a força eterna e absoluta que controla a natureza mas se situa fora da dimensĂŁo tempo-espaço; o Tao Ă© um estado transcendente onde o bem e o mal jĂĄ nĂŁo mais existem e todas as coisas vivem em igualdade hamoniosa [2].

A ~f de ^ Ă© paralela e complementar (ou contraditĂłria) Ă  de ConfĂșcio: este ensinava o caminho do homem, e aquele o caminho da natureza [2].


Notas e adendos:

[1] f. pr.: B2011f.

[2] S1998c.