Verbetes relacionados:
Analogia
Anaxágoras
Arké
Eliade, Mito e realidade
Escola de Atenas legendada
Filosofia, roteiro de estudo
Niilismo


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Empédocles


vb. criado em 04/07/2013, 21h24m.
Bio. -490/-430. Agrigento. Filósofo, médico, poeta e mago. Família rica. Suicidou-se atirando-se numa cratera de vulcão. Filosofia eclética, tentativa de conciliar o Monismo dos jônios e Parmênides com o Pluralismo de Heráclito.

Metafísica. O Ser é imutável. O princípio essencial não pode estar fora do mundo. Reside nos quatro elementos (não um, mas 4 Arké). Os [Elementos] não derivam de nada, nem um do outro: são originais e imutáveis. Os elementos têm poros que permitem a penetração dum no outro. Diferentes modos de combinação dos 4 elementos criam todos os seres diferentes [2].

O Devir não decorre de transformação, mas dessa combinação. E é causado de fato pela luta de duas forças primordiais antagônicas, o Amor (que une os elementos) e o Ódio (que os separa, desagrega). A duração dos seres é determinada pelo predomínio momentâneo de Amor ou Ódio.

Epistemologia. Na gnosiologia, teoria da Analogia. As coisas são conhecidas mediante o conhecimento das coisas que lhes são semelhantes. A Alma pode conhecer as coisas porque é formada de todos os elementos fundamentais que as constituem. Fixa o princípio da analogia (semelhança) entre a estrutura epistemológica e a estrutura física da realidade.

Cada homem acredita apenas em sua experiência [3].

Notas e adendos:

[1] f. pr.: Mondin, B. (1981). Curso de Filosofia. São Paulo: Paulus. Pp. 33-34.

[2] O que ^ buscava é atualmente chamado de “teoria do campo unificado”, uma teoria capaz de fornecer as bases para a explicação de qualquer fenômeno natural. (1001 p. 167).

[3] B2011f 187.