Verbetes relacionados:
A000a Aristóteles, Arte poética
A000e Aristóteles, Ética a Nicômaco
A000t Aristóteles, Tópicos
Anaxágoras
Averróis
Avicena
Bacon
Brandão, Teatro Grego
Categorias
Causa
Édipo
Eliade, Mito e realidade
Empirismo
Entimema
Escola de Atenas legendada
Escola jônia
Escola sofística
Faria, filosofia da religião
Felicidade
Filosofia, roteiro de estudo
Filosofia, um breve resumo da história
Hedonismo
História da filosofia, etapas da filosofia grega
Ideias por autores
Ironia
Kant, por Feinmann, f. de l.
Kjshdfkljhsd
Metafísica, filosofia
Miranda, filosofia da ciência
O fio da navalha
Platão
Racionalismo
Realismo, filosofia
Ser
Sofismas
Substância
tmp7xfewy
Tomás de Aquino
Transcendência
Trigo, Pensamento filosófico


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Aristóteles



384-322 a.c.. Estagira. Platão era brilhante e intuitivo, ^ erudito e metódico. Aquele enfatizou o estudo das matemáticas, e ^ o das matérias biológicas (filho de médico). O poético versus o acadêmico [1] [8]. Doutrina do justo meio (a coragem é o meio termo entre temeridade e covardia, por exemplo).


Epistemologia.

Realismo. Não nascemos com capacidade inata de reconhecer formas, não há ideias inatas. A única maneira de experimentar o mundo (ou adquirir ideias) é pelos sentidos. A forma essencial de uma coisa é inerente a cada exemplo dessa coisa (na experiência de ver vários exemplos de uma coisa reconhecemos suas características comuns, a forma essencial). Mas o poder da razão não se baseia nos sentidos, é inato. Possuímos só a capacidade inata de aprender a partir da experiência.

A Imaginação é o processo pelo qual dizemos que uma imagem é apresentada a nós, e a alma nunca pensa sem uma imagem mental [2].

Onde Platão (abr. loc.: P.) via as formas como ideias com existência independente, ele via formas (ou “Universais”, como os chamava) como essências personificadas na substância do mundo, sem existência independente [6].

As Categorias de que fala Kant não são as mesmas de que falava Aristóteles. Para este as categorias eram categorias da realidade, porque não partia de uma concepção subjetiva para conheer o real. Em Kant as categorias são do sujeito, não da realidade [4].

^ teria imaginado primeiro a Dialética, ao propor a “média justa” e ao dizer que “o conhecimento dos opostos é uno” [5].


Ética.

Para ^ a forma de uma coisa tem implicações Éticas. Para ^ tudo no mundo é explicado por 4 causas responsáveis pela existência de algo. A causa material (do que é feito), a causa formal (a disposição ou forma), a causa eficaz (como é levado a existir) e a causa final (a função da coisa). A causa final está relacionada com a ética, que é uma extensão lógica da biologia. Algo é bom quando cumpre sua função. A Causa final do olho é ver, e olho bom é o que vê. Uma vida boa é a que cumpre seu objetivo, usando ao máximo todas as características que tornam o vivente humano. É uma definição funcional de bem.


Lógica

^^ é o alicerce sobre o qual todo conhecimento repousa. Inventou o Silogismo: quando certas coisas são afirmadas pode-se demonstrar que alguma coisa, que não a afirmada, necessariamente se segue. Analitika = explicitadora [6].


Filosofia da ciência.

Toda ^^ tinha de surgir de um conjunto de princípios básicos ou axiomas, a partir dos quais as verdades poderiam ser explicitadas (deduzidas) mediante a lógica. Os axiomas definem o campo temático, separando-o dos elementos incompatíveis ou irrelevantes [6].

Tentou classificar e hierarquizar as classes e espécies e se convenceu de que a natureza tinha uma finalidade, e que cada traço específico de um animal existia para cumprir determinada função. “A natureza nada faz em vão” [6].


Religião.

A Mente é a forma do corpo (o corpo e a mente não são coisas distintas, a mente é só a forma do corpo), e não considera possível a sobrevivência da Alma após a Morte do corpo.


Arte.

Via a poesia como de valor maior que a [História], porque é mais filosófica (porque está mais próxima do universal) [6].


Sentido da vida, Felicidade

O objetivo da humanidade é conquistar a felicidade, que é a concretização do melhor de que somos capazes [6]. A felicidade, para ^, não tem relação com como nos sentimos, não é uma sensação ou sentimento. A eudaimonia consiste em realização, no sentido de cumprir sua função natural. Não tem relação com buscar ou aumentar os prazeres, mas com nos tornarmos melhores (m.c.: mais eficientes no cumprimento da função?) [9]. É uma visão objetiva da Felicidade, consiste numa vida de atividade virtuosa, na plena realização das capacidades humanas [10].


Filosofia política
A cidade-estado é mais importante que o indivíduo [7].


Comentários e citações.

O pensamento aristotélico tem na imaginação um veículo intermediário entre o sensível (mundano, profano) e o ideal (Sagrado, intelectual, conceitual) [3].

Para ^ um homem educado diferia do que não possuía educação “tanto quanto os mortos dos vivos” [6].

“E qualquer um que não seja capaz de viver em sociedade, ou não precise fazê-lo, por ser suficiente em si mesmo, deve ser ou uma besta ou um deus” (^, Política, 1253a) [6].

Notas e adendos:

[1] f. pr.: B2011f.

[2] B2011f p124. Kant defenderá que sintetizamos as mensagens incoerentes dos nossos sentidos em imagens, e depois, em conceitos, usando a Imaginação. V. Pascal.

[3] C010i.

[4] Feinmann.

[5] D1926h 227.

[6] S1997a.

[7] B2011f 204.

[8] Disse Schlegel que “Todo homem nasce platônico ou aristotélico”. A frase se refere ao dilema entre Idealismo e Realismo. Durant leva-a adiante para comparar a mente prática, “rija” de ^, preocupado com o presente objetivo, apegado à realidade das coisas, e a mente “macia” de Platão, preocupada com um futuro subjetivo, voltada à busca por definições que implicam e se afastar das coisas e fatos em direção às teorias e as ideias, indo dos particulares para as generalidades (D1926H 64).

[9] W2012u.

[10] Haybron, Dan, “Happiness”, The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Fall 2011 Edition), Edward N. Zalta (ed.), URL = <http://plato.stanford.edu/archives/fall2011/entries/happiness/ Recuperado em 21/06/2015, 22h18m..